© Site criado por:

Junta de Freguesia de Pedrógão

Assistente Técnica Patrícia Correia 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

INTRODUÇÃO

Pedrógão, lugar sede da Freguesia, fica situado junto à Serra de Aire, a cerca de 7 Km a noroeste da cidade de Torres Novas, no distrito de Santarém, província do Ribatejo.

 

A sua paisagem caracteriza-se por pequenos outeiros e vales com algumas planícies dispersas.

O seu clima é temperado, mas ventoso, especialmente no verão. Abundam as fontes e nascentes, quase todas de caudal variável devido à constituição geológica do chamado Maciço de Porto de Mós a que pertence esta região. O maior olho de água existente é o da nascente do Rio Almonda, afluente do Tejo, situado junto ao Moinho da Fonte, no lugar de Casais de Martanes nos limites da freguesia.

Nos solos, de natureza argila-calcária, predomina a oliveira,  em tempos a grande riqueza da zona - alternando com a figueira (a segunda em importância), vinha, amendoeira e algumas outras árvores de fruto. Dos cereais cultivam-se especialmente o trigo e a aveia, havendo também algumas hortas.

 

A criação de gado, era constituída inicialmente por ovelhas e cabras, tendo abrangido também a criação de porcos e vacas e ainda a comercialização de leite.

 

A população activa, principalmente a dos grupos etários mais velhos. ocupava-se da agricultura e actividades afins (fabrico de azeite, vinho e aguardente de figo), enquanto os mais novos - homens e também já muitas mulheres - trabalham fora da povoação nas indústrias da zona, nomeadamente na de papel (Renova, na Zibreira e Casais Martanes), têxtil (Minde), metalúrgica e construção civil (Pedrógão e Torres Novas).

 

A Freguesia de Pedrógão pertence ao concelho e comarca de Torres Novas, distrito e diocese de Santarém. Já foi em tempos sede de um distrito de paz, compreendendo a área da. freguesia (Decreto-Lei n.º 13.324 de 19/3/1927). O limite da freguesia confins pelo lado da Serra (cimo do Vale Garcia), com a de Fátima e separa os concelhos de Torres Novas e de Ourém, e ainda as dioceses de Santarém e de Leiria.

 

Actualmente a freguesia engloba os lugares de Pedrógão, Vale da Serra (composto por seis Casais: Casal da Ermida, Casal do Freixo, Casal Funina, Casal do Raposo, Casal do Valentão e Casal João Dias), Casais Martanes, Alqueidão e Adofreire.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now